Por Eduardo Jorge Costa Mielke, Revista Eventos. Quando vejo Projeto de Lei (PL) de COMTUR feitos no ControlC-ControlV para
cumprir tabela, ou que cria FUMTUR sem base de recursos, ou ainda que criam
Rotas Turísticas sem o mínimo de relação com o mercado… Bah! Credo, que
balaio!! Até quando teremos que ver o Turismo tão na prateleira de baixo assim?
Se você é Vereador, Deputado ou
Assessor de algum, mais importante do que aprovar uma Lei é o seu processo de
construção de uma. Aqui vai a orientação: Quem faz da Rota Turística da
Cerveja, da Castanheira, da Cachoeira ou do Vinho um sucesso é o mercado, e não
uma Lei aprovada. Pare de consultar individualmente as partes dos diretamente
envolvidos e comece a mediar discussões sobre possíveis soluções.
Para isso, convide as Associações
e Sindicatos Patronais de Turismo, operadoras e agências de Turismo, e o Poder
Executivo para o debate. São tantas pessoas que você irá se surpreender!
Lembre-se que você estará lidando com empresários. Aproveite isso! Promova um
calendário de eventos entorno do tema do PL. Use-o como sua estratégia política
e operacional. Pare de subir no palanque sozinho. Lei sem resultado? Ninguém
mais compra. E este mesmo raciocínio serve para Conselhos e Fundos Municipais
de Turismo.
E se você é dirigente de uma
Associação de Turismo e me lê, não espere. Não chegue atrasado. Sua atitude é o
que seus associados esperam de você. Por isso, aqui vai a orientação: Olhe nas
Comissões de Turismo e veja quem são os membros que mais tem a ver com os
objetivos da entidade e o convide para conversar. Se não tem ninguém, escolha
um e mostre a força do empresariado, incluindo as reuniões com os parlamentares
dentro do calendário de atividades da sua entidade. Isto tem um nome: chama-se
Agenda Legislativa. É para isso que serve sua entidade. Este é o seu papel e se
acha que não dá conta, saia do muro. Pense nisso.
Textos motivados por interesses
pontuais ou que não me passem a clara percepção da existência prévia do
diálogo, não servem. E cada vez mais iremos ver o Estado como um todo, ser
questionado, independentemente da bandeira partidária que carrega. Na era
facebookeana onde tudo pode ser compartilhado para o bem ou para o mau, já
chegou a hora de legisladores, executivos, entidades e empresários do turismo
começarem a falar um pouco da mesma coisa.
Todos ganham, e para aqueles que
me seguem, esta também é uma das facetas do “Cooperar para Competir”.
#PORMAISLEISINTELIGENTES. Pense nisso.
Por Eduardo Jorge Costa Mielke, Revista Eventos, 11/04/2017
http://www.abeoc.org.br/2017/04/atencao-parlamentares-e-dirigentes-de-turismo-pormaisleisinteligentes/
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