A última
terça-feira (13) marcou as comemorações pelo Dia do Turista. E foi essa data
que o aposentado Waldomiro Gastaudi, 72 anos, de Ribeirão Preto (SP), escolheu
para vir a Belém usufruir dos encantos da metrópole da Amazônia. Também nesse
dia desembarcou na capital paraense a empresária Rosa Marques, 43 anos, vinda
do estado vizinho, Manaus (AM), para desfrutar das férias junto com um grupo de
amigos. Ambos têm planos de passar uma semana no Pará. Os dois fazem parte de
uma estatística que vem se consolidando nos últimos anos. Em 2016, o Pará
bateu, pelo terceiro ano consecutivo, a marca de um milhão de turistas
recebidos no estado.
Assim
como Waldomiro e Rosa, a maior parte dos turistas que escolhem o Pará como
destino tem em comum a vontade de conhecer as belas paisagens e diversidade
cultural do estado. Waldomiro já tinha vindo a Belém anos atrás, a trabalho, e
aproveitando o fato de ter parentes na capital paraense, decidiu voltar para
conhecer melhor a cidade. “É uma cultura muito diferente, uma cidade com muitos
contrastes, mas muito interessante de conhecer. Quero tomar bastante sorvete e
passear pelos rios”, comentou.
A amazonense
Rosa, apesar da proximidade cultural entre o Pará e o Amazonas ainda não
conhecia Belém e veio atraída pelos relatos de amigos e também pela propaganda
divulgada na mídia sobre as belezas naturais do estado. Ambos se mostraram
encantados com a cidade. “Eu visitei o mercado do Ver-o-Peso e achei muito
bonito, o paraense é povo muito receptivo”, comentou.
Para
melhor receber os turistas o governo do Estado, por intermédio da Secretaria de
Estado de Turismo (Setur), tem investido no setor a partir de objetivos
definidos e metas traçadas pelo Plano Ver-o-Pará, hoje incorporado ao Pará
2030.
Nele,
constam o Plano Operacional e o Plano de Marketing para o desenvolvimento e
crescimento estratégico do turismo paraense no cenário nacional e
internacional, levando em conta vários aspectos, entre os quais pesquisas
estatísticas, concepção de novos produtos turísticos, criação de novas rotas e
investimento em infraestrutura de acesso e mobilidade.
Para o
secretário de Estado de Turismo, Adenauer Goes, há a necessidade de
fortalecimento do processo de organização e compreensão do turismo, tanto por
parte da gestão pública quanto do setor empresarial, para entender o turismo
como atividade econômica e os benefícios que ele pode trazer, especialmente o
aumento da oferta de emprego e da geração de renda.
Exemplos
deste investimento estão na qualificação profissional de mais de 16 mil
pessoas, a ligação de Belém com o mundo a partir da implantação de voos
internacionais, como a rota Belém-Miami e Belém-Lisboa, e o investimento em
novas rotas turísticas como a Belém-Bragança e a Rota do Queijo do Marajó.
Inventário
– Para fortalecer as políticas voltadas ao turismo, a Setur realizou o
inventário da oferta turística de 97 dos 144 municípios do estado reunidos em
seis polos: Belém, Amazônia Atlântica, Araguaia-Tocantins, Marajó, Tapajós e
Xingu.
Adenauer
Goes explica que o Inventário da Oferta Turística é um raio X necessário para a
elaboração do planejamento das ações da Setur nos polos e municípios paraenses.
Com base nesse diagnóstico a Setur define onde, quando e como atuar.
“A partir
daí lançamos um olhar global sobre os polos, suas particularidades e
especificidades e, com base na promoção, divulgação e uma boa estratégia de
marketing, trabalhamos questões como acessibilidade, organização de uma rede de
prestação de serviços de qualidade, envolvendo a gestão pública e o
empresariado, e o incentivo à criação de novos negócios”, destaca o secretário.
Turismo
com segurança – Com o aumento da demanda do turismo no estado, a partir de 2012
foi criada a Companhia Independente de Polícia Turística (Ciptur), que conta
com policiais capacitados para lidar com esse público, atuando de forma
preventiva nas áreas de maior fluxo de turistas, de maneira a garantir a
segurança e tranqüilidade dos visitantes.
O tenente
Dan Machado de Paiva explica que a Companhia é composta por policiais treinados
e que falam pelo menos dois idiomas para que possam estabelecer um melhor
contato com os turistas. Segundo ele, a Policia Militar do Pará é pioneira na
oferta de cursos voltados para o policiamento turístico e recebe profissionais
de outros estados enviados para participar dos cursos.
“No
curso, o policial aprende técnicas de abordagem, língua inglesa, cultura e
outros temas que venham enriquecer a atuação desse agente, de maneira a
oferecer um melhor serviço ao turista para que ele se sinta seguro e retorne ao
nosso estado”, explica.
Serviço: Mais
informações sobre os pontos turísticos, como planejar uma viagem ao estado do
Pará, informações de como chegar, onde comer, casas de câmbio, hospedagens,
agências de turismo e consulados podem ser obtidas no site http://www.paraturismo.pa.gov.br
Para
acessar os inventários turísticos assim como outros dados e também
oportunidades no setor, acesse: http://setur.pa.gov.br
Principais
pontos de atuação da Companhia de Policia Turística (Ciptur)
Telefone:
(91) 3212-08873
Policiamento
Motorizado: Ver-o-Peso / Escadinha/ Complexo Feliz Lusitânia
Postos
Fixos:
Posto
Estação das Docas
Aeroporto
Internacional de Belém
Porto
Hidroviário
Por
Márcio Flexa
http://www.agenciapara.com.br/Noticia/148246/para-investe-em-plano-estrategico-para-receber-melhor-o-turista
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