A Lei 15.218 que criou o Conselho Municipal de Turismo, em 1998 foi alterada 17.353 em 03 de julho de 2009 acrescentando mais entidades e órgãos. Essa alteração elevou o número de entidades e órgãos com assento garantido por lei, no entanto, considerando o tamanho do município e sua população e mesmo a atividade econômica, por não ser uma prioridade das gestões municipais, essa composição é digna de uma grande cidade turística, de uma capital. Em Belém, nossa capital o Conselho Municipal de Turismo conta com o número de 12 entidades, sendo 06 do Poder Público e 06 da iniciativa privada, cabendo a estes a eleição no Fórum Municipal de Turismo. Vou fazer algumas considerações sobre as mesmas, levando em conta a legislação de outros municípios. A Lei de 1998 propunha a participação de 12 entidades, sendo:
sábado, 31 de dezembro de 2016
Sensibilização e Consciência Turística
Mesmo não tendo ainda o estímulo da oferta de produtos turísticos, essa atividade não tem que ficar inerte. Os visitantes chegam diariamente e circulam pela cidade, visitam o Shopping e outros lugares, querem conhecer a cidade. Na semana passada uma empresária de receptivo recebeu um grupo de mineiros, se encantaram com a Orla do Tocantins e o nosso lindo Por do Sol, e isso a deixou mais otimista. Imaginem quando tivermos o impulso da gestão pública com melhorias nos aspectos da limpeza, de ruas bem pavimentadas e sinalizadas, será um show. Mas, enquanto aguardamos podemos pensar na práticas de sensibilização e preparação para o recebimento de turistas. Por onde começar?
quinta-feira, 29 de dezembro de 2016
Conselho Municipal de Turismo de Marabá - Fique por dentro
quarta-feira, 28 de dezembro de 2016
Criação do Sistema Municipal de Turismo de Marabá
É primordial a criação do Sistema Municipal de Turismo de Marabá |
segunda-feira, 26 de dezembro de 2016
Os dez mandamentos para receber bem o turista
O Turista precisa de facilidades para conhecer uma cidade |
Apanhei o texto abaixo da internet, pensei que fosse fácil encontrar a fonte novamente, infelizmente não encontrei. Há muita divulgação dos 10 mandamentos para receber bem o turista na net. Esse vai sem a fonte, adorei quando o encontrei e segue abaixo. Convém lembrar: todo turista deve se sentir bem-vindo. Mas, se sua cidade é sua casa, defenda-a quando necessário. Faça com que o turista se sinta bem-vindo e volte outras vezes e traga consigo mais pessoas.
sexta-feira, 23 de dezembro de 2016
Balanço do Turismo de Marabá em 2016
Gerente do Hotel Del Príncipe patrocinadora da Revista Marabá |
quarta-feira, 21 de dezembro de 2016
No Brasil o turismo escorrega no Quiabo
O Quiabo é um produto alimentício liso e escorregadio |
Vamos fazer um exercício mental, imaginar que, de
uma hora para outra Marabá comercializa pacotes turísticos para o veraneio de
julho, isso é possível sim. Há muita gente com vontade de conhecer a Amazônia,
o Pará, e a Cidade de Marabá. Compram os pacotes, vamos imaginar que 1.000
pessoas vão chegar para um tour de 05 dias e alguns só falam inglês. Tudo
isto promovido pelo setor privado que, conhecendo o que temos de melhor
formatou os roteiros, conseguiu tradutores, vai ser um sucesso, o roteiro foi
definido e os turistas vão vir mesmo.
terça-feira, 20 de dezembro de 2016
Marabá no Mapa do Turismo Brasileiro, hora de começar
Continuam as Obras no Centro de Convenções de Marabá |
Na categorização do Ministério do Turismo, adotada em 2015 o Pará possui 23 cidades no Mapa do Turismo, agrupadas em categorias de A até E, claro que apenas a Capital está na categoria A, por possuir maior fluxo turístico, número de empregos, estabelecimentos no setor de hospedagem entre outros. Os critérios passam por quatro variáveis de desempenho econômico: número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais. Outros cinco municípios, Altamira, Marabá, Parauapebas, Salinópolis e Santarém estão na categoria B,
quarta-feira, 14 de dezembro de 2016
Começa hoje o Natal Encantado, tudo muito lindo
Será realizado no período de 14 a 18 de dezembro, na Praça São Francisco, na Cidade Nova, o VII Natal Encantado, evento da Paróquia de São Francisco de Assis que embeleza o logradouro e traz anualmente uma vasta programação cultural e religiosa. Anualmente a Igreja vem suprindo uma necessidade da população, uma programação cultural que poderia ter o apoio da Secretaria de Cultura e de Turismo. Toda a extensão da praça se revigora com a fachada da Igreja decorada com lampadas brilhantes, com árvores de Natal gigantes.
O Natal Encantado passou a ser o maior evento do período natalino, divulgado ao público em geral. E essa ação consegue atrair visitantes e turistas graças a uma decoração de muito bom gosto. Passando pela manhã você pode tirar lindas fotografias do espaço, servindo-se de uma luz natural e, à noite, com as milhares de luzes ligadas o espetáculo ganha todo o seu brilho e esplendor, tudo fica mais belo.
Toda a programação é feita pela Paróquia e este ano trará o Padre Rômulo Leal, um religioso fã de música eletrônica e é um DJ, verdade. Usa a música como meio de evangelização em eventos cristãos com a festa denominada de "Cristoteca" com baladas cristãs, músicas eletrônicas muito apreciadas pelo público jovem e um excelente instrumento para uma nova experiência com Deus. O Padre Rômulo Leal reside em Imperatriz no Maranhão, é pároco da Paróquia de Santa Cruz e se apresentará na noite do dia 14 de dezembro.
Foto: Kellen Cerreta - Imperatriznotícias |
O Natal Encantado é uma programação religiosa e tem o objetivo de resgatar o espírito e o sentimento em relação ao nascimento de Jesus Cristo. Essa data não poderia ficar ausente do calendário cultural da cidade e, graças a Paróquia vem se tornando uma tradição e recebendo a aprovação de toda a população. Essa ação é coordenada pelo Padre Inâncio Dalcin e conta com a colaboração de 200 voluntários, todos empenhados em oferecer o mais lindo Natal de Marabá. Você já está convidado. Não perca!
terça-feira, 13 de dezembro de 2016
Como preparar Marabá para o turismo
Terminal Rodoviário Miguel Pernambuco - no km 06 - Foto: Arnilson |
Aproxima-se mais uma gestão no executivo municipal, um novo prefeito, novos secretários e quatro anos pela frente. Nestes dias atuais a palavra do momento é: Crise, Redução de Despesas, com uma reordenação, com a extinção de algumas secretarias e aglutinação de outras. Tudo em função de se fazer frente aos vultuosos gastos da folha de pagamento e de dívidas do Instituto de Previdência do Servidor Municipal.
domingo, 11 de dezembro de 2016
ICMBio forma monitores ambientais
Monitores Ambientais e Ambientalistas |
sábado, 10 de dezembro de 2016
ICMBio conducts Environmental Monitors Training Ceremony
Environmentalist Jorge Bichara delivers certificate of the ICMBio Volunteer Monitor Course |
sexta-feira, 9 de dezembro de 2016
Pará 2030 - Um mundo de oportunidades
Foto: www.andreyrisuenho.com.br |
quinta-feira, 8 de dezembro de 2016
Pará 2030 - A world of opportunities
Governor Jatene with employees of the Caixa Economica in Belém, on 12/5/16. Photo: Agência Pará. |
quarta-feira, 7 de dezembro de 2016
Feira Coberta da Laranjeiras pode se tornar um atrativo turístico
A Feira Coberta da Laranjeiras se tornou um Grande Centro de Compras com mais de 400 empreendedores |
Não sou da administração pública, portanto não ocupo cargo no executivo municipal. O título desta postagem pode ser entendida como uma ação a ser realizada, mas, o pretexto é simplesmente para chamar a atenção do potencial da Feira Coberta da Laranjeiras, Feira Dionor Maranhão ou comumente chamada de Feirinha da Laranjeiras, local onde trabalham 400 feirantes que, pela riqueza e diversidade regional ali comercializados tem tudo para se tornar um atrativo turístico. Trata-se, portanto, de um local que, se for urbanizado, organizado, servirá para visitação, mas, do jeito que está não aconselho.
Covered Fair of Laranjeiras a possible tourist attraction
Tucupi, seasoning made from cassava (Manihot esculenta) in the preparation of the Duck in the Tucupi. |
Assinar:
Postagens (Atom)