sábado, 31 de dezembro de 2016

Conselho Municipal de Turismo de Marabá - Considerações

A Lei 15.218 que criou o Conselho Municipal de Turismo, em 1998 foi alterada 17.353 em 03 de julho de 2009 acrescentando mais entidades e órgãos. Essa alteração elevou o número de entidades e órgãos com assento garantido por lei, no entanto, considerando o tamanho do município e sua população e mesmo a atividade econômica, por não ser uma prioridade das gestões municipais, essa composição é digna de uma grande cidade turística, de uma capital. Em Belém, nossa capital o Conselho Municipal de Turismo conta com o número de 12 entidades, sendo 06 do Poder Público e 06 da iniciativa privada, cabendo a estes a eleição no Fórum Municipal de Turismo. Vou fazer algumas considerações sobre as mesmas, levando em conta a legislação de outros municípios. A Lei de 1998 propunha a participação de 12 entidades, sendo:

Sensibilização e Consciência Turística



Mesmo não tendo ainda o estímulo da oferta de produtos turísticos, essa atividade não tem que ficar inerte. Os visitantes chegam diariamente e circulam pela cidade, visitam o Shopping e outros lugares, querem conhecer a cidade. Na semana passada uma empresária de receptivo recebeu um grupo de mineiros, se encantaram com a Orla do Tocantins e o nosso lindo Por do Sol, e isso a deixou mais otimista. Imaginem quando tivermos o impulso da gestão pública com melhorias nos aspectos da limpeza, de ruas bem pavimentadas e sinalizadas, será um show. Mas, enquanto aguardamos podemos pensar na práticas de sensibilização e preparação para o recebimento de turistas. Por onde começar?


quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Conselho Municipal de Turismo de Marabá - Fique por dentro

Atualmente é a única entidade ativa no município a tratar de temas relacionados ao turismo, não temos uma secretaria ou departamento ativos, no entanto, estamos recebendo um grandioso equipamento, o Centro de Convenções de Marabá, que, com recursos municipais jamais seria construído. Então, o turismo não deve ficar órfão de atenção. Tenho evidenciado as ações do Conselho Municipal de Turismo – Comtur desde agosto de 2015 e são várias as ações realizadas, algumas delas com grande participação de empresários e entidades do setor privado. E, fica necessário tratar um pouco sobre o papel deste Conselho Municipal de Turismo. O município contará com Nova Administração Municipal que será empossada em 1º de janeiro de 2017, esperamos para conhecer quem será o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, quem será o responsável pela pasta de turismo.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Criação do Sistema Municipal de Turismo de Marabá

É primordial a criação do Sistema Municipal de Turismo de Marabá
Assim como há o Sistema Estadual de Turismo na forma da lei, que tem por missão institucional de promover o desenvolvimento turístico do estado, de forma integrada e articulada com os órgãos que o compõem e etc, os municípios precisam se organizar de modo semelhante. Esse sistema visa implementar e estabelecer os mecanismos de gestão pública das políticas de turismo, promover a economia, o crescimento sociocultural, a preservação ambiental e o desenvolvimento da atividade turística de forma ordenada e sustentável pela coordenação e integração das iniciativas oficiais, como a do setor produtivo que possam atender as metas do Plano Nacional do Turismo vigente. A seguir vamos conhecer um pouco sobre esses sistemas:

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Os dez mandamentos para receber bem o turista

O Turista precisa de facilidades para conhecer uma cidade
Apanhei o texto abaixo da internet, pensei que fosse fácil encontrar a fonte novamente, infelizmente não encontrei. Há muita divulgação dos 10 mandamentos para receber bem o turista na net. Esse vai sem a fonte, adorei quando o encontrei e segue abaixo. Convém lembrar: todo turista deve se sentir bem-vindo. Mas, se sua cidade é sua casa, defenda-a quando necessário. Faça com que o turista se sinta bem-vindo e volte outras vezes e traga consigo mais pessoas.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Balanço do Turismo de Marabá em 2016

Gerente do Hotel Del Príncipe patrocinadora da Revista Marabá
Foram inúmeras reuniões realizadas pelo Conselho Municipal do Turismo (COMTUR), muitos debates e ideias e projetos muito interessantes, soluções para uma gestão municipal desacreditada, que sucumbiu a Secretaria de Turismo ao funcionamento durante apenas 03 meses do ano, enfim, produziu um grande veraneio e estruturou uma pequena condição de trabalho. Foi através das ações do Comtur que isto ocorreu, do contrário, o assunto não estaria em pauta. Tornar o ano de 2016 como o Ano do Turismo era uma meta, graças a ação de um grupo de empresários conseguimos fazer um ano diferente e bem ativo.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

No Brasil o turismo escorrega no Quiabo

O Quiabo é um produto alimentício liso e escorregadio
Vamos fazer um exercício mental, imaginar que, de uma hora para outra Marabá comercializa pacotes turísticos para o veraneio de julho, isso é possível sim. Há muita gente com vontade de conhecer a Amazônia, o Pará, e a Cidade de Marabá. Compram os pacotes, vamos imaginar que 1.000 pessoas vão chegar para um  tour de 05 dias e alguns só falam inglês. Tudo isto promovido pelo setor privado que, conhecendo o que temos de melhor formatou os roteiros, conseguiu tradutores, vai ser um sucesso, o roteiro foi definido e os turistas vão vir mesmo.

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Marabá no Mapa do Turismo Brasileiro, hora de começar

Continuam as Obras no Centro de Convenções de Marabá
Apesar de não sermos um destino turístico, não possuir uma Secretaria de Turismo, a cidade revela uma grande importância regional e mesmo para o Estado, aqui está sendo construído um grande Centro de Convenções, o segundo do Pará, ainda não descobriu sua grande potencialidade (http://marabaturismo.blogspot.com.br/2016/10/maraba-tem-tudo-que-o-turismo-precisa.html) como já mostrado (http://marabaturismo.blogspot.com.br/2016/11/turismo-para-gringo-ver.html) e, estamos à espera de um despertar desta vocação. 

Na categorização do Ministério do Turismo, adotada em 2015 o Pará possui 23 cidades no Mapa do Turismo, agrupadas em categorias de A até E, claro que apenas a Capital está na categoria A, por possuir maior fluxo turístico, número de empregos, estabelecimentos no setor de hospedagem entre outros. Os critérios passam por quatro variáveis de desempenho econômico: número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais. Outros cinco municípios, Altamira, Marabá, Parauapebas, Salinópolis e Santarém estão na categoria B,

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Começa hoje o Natal Encantado, tudo muito lindo

Será realizado no período de 14 a 18 de dezembro, na Praça São Francisco, na Cidade Nova, o VII Natal Encantado, evento da Paróquia de  São Francisco de Assis que embeleza o logradouro e traz anualmente uma vasta programação cultural e religiosa. Anualmente a Igreja vem suprindo uma necessidade da população, uma programação cultural que poderia ter o apoio da Secretaria de Cultura e de Turismo. Toda a extensão da praça se revigora com a fachada da Igreja decorada com lampadas brilhantes, com árvores de Natal gigantes. 

O Natal Encantado passou a ser o maior evento do período natalino, divulgado ao público em geral. E essa ação consegue atrair visitantes e turistas graças a uma decoração de muito bom gosto. Passando pela manhã você pode tirar lindas fotografias do espaço, servindo-se de uma luz natural e, à noite, com as milhares de luzes ligadas o espetáculo ganha todo o seu brilho e esplendor, tudo fica mais belo. 

Toda a programação é feita pela Paróquia e este ano trará o Padre Rômulo Leal, um religioso fã de música eletrônica e é um DJ, verdade. Usa a música como meio de evangelização em eventos cristãos com a festa denominada de "Cristoteca" com baladas cristãs, músicas eletrônicas muito apreciadas pelo público jovem e um excelente instrumento para uma nova experiência com Deus. O Padre Rômulo Leal reside em Imperatriz no Maranhão, é pároco da Paróquia de Santa Cruz e se apresentará na noite do dia 14 de dezembro.

Foto: Kellen Cerreta - Imperatriznotícias
E a programação contempla a realização de missas, peças de teatro, comidas típicas, musical da Paróquia de São Francisco, Pagode com Cristo, Árvore Cantante, Casa e Trenó do Papai Noel, Estátuas Vivas, Brinquedos e o Presépio em tamanho real com os personagens bíblicos da cena do nascimento de Jesus de Nazaré. É tudo tão bonito que a praça costuma ficar pequena para tanta gente.

O Natal Encantado é uma programação religiosa e tem o objetivo de resgatar o espírito e o sentimento em relação ao nascimento de Jesus Cristo. Essa data não poderia ficar ausente do calendário cultural da cidade e, graças a Paróquia vem se tornando uma tradição e recebendo a aprovação de toda a população. Essa ação é coordenada pelo Padre Inâncio Dalcin e conta com a colaboração de 200 voluntários, todos empenhados em oferecer o mais lindo Natal de Marabá. Você já está convidado. Não perca!

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Como preparar Marabá para o turismo

Terminal Rodoviário Miguel Pernambuco - no km 06 - Foto: Arnilson
Aproxima-se mais uma gestão no executivo municipal, um novo prefeito, novos secretários e quatro anos pela frente. Nestes dias atuais a palavra do momento é: Crise, Redução de Despesas, com uma reordenação, com a extinção de algumas secretarias e aglutinação de outras. Tudo em função de se fazer frente aos vultuosos gastos da folha de pagamento e de dívidas do Instituto de Previdência do Servidor Municipal.

domingo, 11 de dezembro de 2016

ICMBio forma monitores ambientais

Monitores Ambientais e Ambientalistas
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão ambiental do governo brasileiro, criado pela lei 11.516, de 28 de agosto de 2007, tem uma base instalada em Marabá para o trabalho realizado nas Unidades de Conservações do Mosaico de Carajás. Isto tudo para o trabalho de fiscalização e conservação e, já iniciou o trabalho de destinação destas áreas para uso público, pelo menos já estão inseridas neste contexto a Floresta Nacional do Tapirapé-Aquiri, a Floresta Nacional de Carajás e a Área de Proteção Ambiental do Tapirapé, restando a Floresta Nacional do Itacaiúnas e a Reserva Biológica do Tapirapé.

sábado, 10 de dezembro de 2016

ICMBio conducts Environmental Monitors Training Ceremony

Environmentalist Jorge Bichara delivers certificate 
of the ICMBio Volunteer Monitor Course
The Chico Mendes Institute for Biodiversity Conservation (ICMBio), an environmental agency of the Brazilian government, created by Law 11,516 of August 28, 2007, has an installed base in Marabá for the work carried out at the Carajás Mosaic Preservation Units. All this for the work of inspection and conservation, and has already begun the work of destination of these areas for public use, at least already included in this context are the National Forest of Tapirapé-Aquiri, the Carajás National Forest and the Environmental Protection Area of Tapirapé, remaining the National Forest of Itacaiúnas and the Biological Reserve of Tapirapé.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Pará 2030 - Um mundo de oportunidades

Foto: www.andreyrisuenho.com.br
O Pará2030 é o projeto do Governo do Pará que pensa o futuro para os próximos 13 anos,visa fortalecer sua cadeia produtiva e melhorar os indicadores socioeconômicos, crescer em 23 segmentos e, atrair novos negócios. As apostas giram em torno do agronegócio, mineração, logística, infraestrutura entre outros. O cartão de visitas é a criação da Ferrovia Paraense que ligará o estado do Mato Grosso ao porto de Barcarena (PA). A obra servirá para escoar a produção agrícola do Pará e do Mato Grosso,aproximando-os dos mercados consumidores da Europa, Ásia, América do Norte, tudo passando pelos portos do Pará.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Pará 2030 - A world of opportunities

Governor Jatene with employees of the Caixa Economica 
in Belém, on 12/5/16. Photo: Agência Pará.
The Pará2030 is the Government of Pará project that thinks about the future for the next 13 years, aims to strengthen its productive chain and improve socioeconomic indicators, grow in 23 segments and attract new businesses. The bets revolve around agribusiness, mining, logistics, infrastructure, among others. The business card is the creation of the Ferrovia Paraense that will link the state of Mato Grosso to the port of Barcarena (PA). The project will serve to drain the agricultural production of Pará and Mato Grosso, bringing them closer to the consumer markets of Europe, Asia, North America, all through the ports of Pará.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Feira Coberta da Laranjeiras pode se tornar um atrativo turístico



A Feira Coberta da Laranjeiras se tornou um Grande Centro 
de Compras com mais de 400 empreendedores
Não sou da administração pública, portanto não ocupo cargo no executivo municipal. O título desta postagem pode ser entendida como uma ação a ser realizada, mas, o pretexto é simplesmente para chamar a atenção do potencial da Feira Coberta da Laranjeiras, Feira Dionor Maranhão ou comumente chamada de Feirinha da Laranjeiras, local onde trabalham 400 feirantes que, pela riqueza e diversidade regional ali comercializados tem tudo para se tornar um atrativo turístico. Trata-se, portanto, de um local que, se for urbanizado, organizado, servirá para visitação, mas, do jeito que está não aconselho. 

Covered Fair of Laranjeiras a possible tourist attraction


Tucupi, seasoning made from cassava (Manihot esculenta) 
in the preparation of the Duck in the Tucupi.
Located in the Urban Nucleus of Cidade Nova, on Boa Esperança Avenue in the Laranjeiras Neighborhood, the Dionor Maranhão Covered Fair, home to about 400 entrepreneurs. Much of our culture is present, from our concern for health, with natural products, bottles of andiroba, copaiba, various medicinal seeds, ginger and many other options, such as feeding with the commercialization of beef, fish of our Traditional or traditional food, as well as regional fruits and clothing products. The space visited today requires the attention of public management in many respects, but let's try to show what I have found to be very interesting.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF