Terminal Rodoviário Miguel Pernambuco - no km 06 - Foto: Arnilson |
Aproxima-se mais uma gestão no executivo municipal, um novo prefeito, novos secretários e quatro anos pela frente. Nestes dias atuais a palavra do momento é: Crise, Redução de Despesas, com uma reordenação, com a extinção de algumas secretarias e aglutinação de outras. Tudo em função de se fazer frente aos vultuosos gastos da folha de pagamento e de dívidas do Instituto de Previdência do Servidor Municipal.
Quando se pensa em nova gestão, pensa-se com certeza nos novos secretários, novos projetos, na melhoria da cidade também, no entanto, não podemos perder de vista que todo gestor precisa ser também um bom administrador, reduzir despesas e criar fundos para investir, impulsionar o setor produtivo. Assim, pode projetar o aumento de receitas mediante o aumento de investimentos. A justificativa é para reduzir despesas e equacionar o quadro de receitas maiores e despesas menores. Algumas secretarias são consideradas como sendo do setor produtivo, como a secretaria de agricultura, a secretaria da Indústria e Comércio. No governo do Estado do Pará a Secretaria de Turismo é considerada como do setor produtivo.
Muitas das ações são planejadas pelo Plano Plurianual - PPA, que é o principal instrumento de Planejamento Estratégico para
implementação de políticas públicas. Estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes,
objetivos e metas da Administração Pública para as despesas de capital e outras delas
decorrentes, e para as relativas aos Programas de duração continuada, para um período de 04
(quatro) anos, conforme disposto no artigo 165 da Constituição Federal de 1988. O PPA 2014/2017 foi planejado pelo governo do prefeito João Salame e tem vigência até o primeiro ano do prefeito eleito Tião Miranda.
Como diretriz estratégica o turismo tem a missão de oportunizar o desenvolvimento, explorando o potencial e demanda real do município, oferecendo a turistas, visitantes e residentes, serviços seguros e saudáveis, promovendo bem estar e qualidade de vida para a população. E a visão de futuro é de ser comprometida com os anseios da sociedade, valorizar os aspectos motivacionais da demanda turística, tornando-o economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente correto. Estrategicamente favorece o crescimento do mercado do turismo em esfera local, vai ao encontro de Leis e Programas Federais e Estaduais de incentivo ao turismo, enaltecendo o município como produto turístico e o desenvolvimento local a partir do aumento no fluxo de demanda, principalmente nos meses de férias escolares.
Pelo histórico da cidade e a atração de turistas segundo um calendário de ações fortes, vimos uma grande força na reativação do turismo, pela capacidade técnica operacional de profissionais graduados e pós-graduados, com turismólogos e etc, facilitando a captação de recursos e convênios de incentivo ao desenvolvimento e a existência do Conselho Municipal de Turismo (trade), de associações, líderes empresariais e sindicatos permitindo a concretização da base para o crescimento local.
Praça da Criança - Nova Marabá. Foto: Arnilson |
A estratégia começa com a elaboração do plano de ação das atividades a serem promovidas, neste ponto, é importante: a atualização do Inventário Turístico de Marabá, elaborar novo diagnóstico de oferta e de demanda; realizar pesquisas da demanda na baixa e na alta estação; estruturar as propostas de desenvolvimento do turismo dotando o município de infraestrutura básica; modernizar e ampliar os serviços de apoio aos turistas; implantar sinalização turística indicando a localização de locais públicos e privados voltados para as atividades turísticas; implementar projeto de paisagismo no entorno dos terminais rodoviários e aeroportuário e, nas vias e canteiros centrais; melhorar e ampliar a acessibilidade aos portadores de necessidades especiais; revitalizar as praças públicas; implantar infraestrutura turística nos balneários e melhorar a receptividade nos pontos de entradas e saídas.
Esperamos continuar sendo vistos como apoiadores do turismo. Nossa ação enquanto conselheiro do turismo é de apoiar e fiscalizar as políticas públicas que façam o turismo ser alavancado para um novo ciclo de crescimento. Temos todos os equipamentos necessários, praticamente tudo que o turismo necessita e estamos prestes a ganhar um grande Centro de Convenções cujas obras encontram-se próximas de ser concluídas e, estamos sem a funcionalidade de uma Secretaria para dar suporte à cidade, aos turistas e à todas as atividades e eventos co-relacionados.
Preparar a cidade para o turismo é impulsionar ações, ter atitude para a promoção e para a realização, é motivar tudo, principalmente os empresários para o seu importante papel, aos donos de hotéis, restaurantes, casas de shows, promotores de eventos culturais, ter opções e torná-las conhecidas para os turistas que precisam visitar a cidade. Praticamente não temos uma vitrine dos nossos eventos, o calendário cultural não é de conhecimento público e, então, se alguém estiver programado para vir a Marabá desejar saber o que há nos aspectos culturais, históricos e turísticos, vai saber como?
E, no aspecto da receptividade é preciso trabalhar com a população, mostrá-los a importância de acolher e se colocar a disposição para prestar informações. Receber bem, prestar boas informações, falar bem da cidade é um compromisso de cada um, é esse o papel dos moradores de se tornarem embaixadores do turismo. Enfim, o texto está ficando muito grande. Espero novidades e que a cidade seja preparada para receber os benefícios da promoção turística. Sejam bem vindos à Marabá!
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