Junto com Joseni Soares (à direita) |
Também, das Vantagens Competitivas desse polo regional, aeroporto, recursos naturais, sistema modal e etc.
O projeto de Desenvolvimento Econômico Local promete atitudes concretas a partir do diálogo, não é o caso de uma receita pronta, mas, fruto de articulação local e tem como objetivos gerais de: criar oportunidade de práticas e aprender o gerenciamento de projetos; de superar a fragmentação, estimular o trabalho em redes, fazer o Capital Territorial (social), com importância nas coisas intangíveis que é às vezes são mais importantes que as tangíveis; criar confiança e capital social entre os atores locais; desenvolver uma perspectiva comum de desenvolvimento econômico local com objetivos, instrumentos, estrutura de gestão entre outras.
Esta tarde foi maravilhosa, ouvir o Dr. Ulrick (alemão) falar tão bem sobre o nosso potencial turístico não tem preço. Ele falou muito do potencial dos rios da cidade, do aeroporto, do shopping, da localização e isso é muito importante. A cidade tem um aeroporto que facilita muito, saiu de São Paulo que é o centro do país e chegou facilmente aqui. Ressaltou que o turismo ainda é um potencial não explorado, aproveitado. Para ele a coisa parte das hipóteses e precisam ser testadas.
A Agenda do Trabalho Decente tem uma agenda de ações, novas reuniões serão programadas com o setor produtivo da cidade. Para continuidade destas ações serão identificados articuladores do setor empresarial, do executivo, lideranças da cidade, do setor turístico entre outros, para se criar uma coordenação dos projetos com outros municípios, para que seja realizado no prazo de 3 a 6 meses um diagnóstico dos municípios.
Estive nesta programação como representante do Sindicato do Comércio Varejista de Marabá - Sindicom, do qual participo como diretor. E o título desta postagem nada falei. Mas, foi uma tarde com benefício. Saber que muitos apostam no potencial turístico da cidade como fator de transformação é maravilhoso. Outra coisa muito significativa que ouvi, da proposta de desenvolvimento de baixo para cima, de como estimular as Micro e Pequenas Empresas como elemento importante de desenvolvimento econômico e da possível criação de uma Agência de Desenvolvimento Regional. De parabéns os organizadores, todos os presentes que puderam sentir o quanto temos e podemos realizar as mudanças. Valeu Dr. Ulrick, Dra. Patrícia, valeu Ricardo Pugliese, valeu Dr. Jonathas por esta tarde com benefícios.
Artigo produzido por Francisco Arnilson de Assis
Artigo produzido por Francisco Arnilson de Assis
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.