sábado, 20 de maio de 2017

O que fazemos em vida ecoa na eternidade

Legado é essa a palavrinha de hoje, foi bastante utilizada como justificativa para a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil, não vamos entrar no mérito. O legado é algo que se transmite à geração seguinte, pode ser uma herança, um patrimônio, algo que fará essa pessoa ser lembrada por muitos anos. Podemos citar uma relação grandiosa de empresários que deixaram seu legado comercial para a posteridade, são pessoas lembradas cotidianamente pelos seus feitos, como foi o caso do Leonildo Rocha (Lojas Leolar), Paulo Lopes (Sindicom), André Barbosa e Gilberto Leite (Associação Comercial e Industrial de Marabá - ACIM), são tantos. Não vou entrar na seara política, fica a critério de cada leitor.

A cidade precisa de pessoas de legados administrativos, seja em valorização histórica, cultural ou na melhoria da qualidade de vida de seus munícipes. Na cultura há pessoas que serão lembradas pelo que fizeram, na história da cidade também. Há quem seja lembrado pela construção de uma praça ou pela perpetuação de eventos. Há vários tipos legados, familiar, de conduta ética e etc, não vou conseguir citar todos. Acredito que todos nós sendo bons pais e educadores herdaremos aos filhos, além da sabedoria uma formação para toda a vida. 

Vamos ecoar nossos feitos?

Essa é uma pequena reflexão sobre o que a gente está fazendo por esta cidade. Vi que uma mineradora em Conceição do Araguaia está pensando em responsabilidade social, querendo desenvolver o turismo sustentável, isto é muito interessante porque entra numa cadeia produtiva que, se for bem estruturada dará meios de sobrevivência para muita gente. Se conseguir, olha que legado importante. 

Olhando para a cidade de Marabá, um mar grandioso de oportunidades para se promover diversas ações, dar energia aos eventos, desenvolver-se graças ao seu potencial. As grandes empresas que lucram aos montes poderiam pensar num legado para essa gente. Sei de uns promotores que realizam um belíssimo trabalho com a comunidade em defesa do meio ambiente, querem salvar o rio Itacaiúnas. Olhem só a dimensão desta façanha, pois, além de preservar essa riqueza que simboliza a vida, dará grandes oportunidades para os muitos trabalhadores deste rio, como os pescadores, os barqueiros e todos nós. É fantástico!

E você deixará um legado? Os empresários falecidos deixaram os seus e são lembrados. Os promotores de justiça do Estado já trabalham como um grupo de colaboradores e herdarão a manutenção do rio Itacaiúnas. Muitos conseguem as oportunidades para tal e, passam um tempão e não fazem nada, não deixam suas marcas para eternidade, saem e ficam no esquecimento. Há muita gente fazendo a sua história de amor por Marabá, é o caso do Dr. Jorge Bichara, da Jeania dos Santos e outros tantos que fazem muito mais do que a obrigação. Certamente deixarão seus nomes gravados na história. 

O que você faz em vida ecoa na eternidade.

Essas são as palavras do Gerenal Maximus (Russell Crowe) em uma das cenas do filme Gladiador, onde ele fala com sua tropa antes de partirem para batalha, reforçando o motivo da existência de seus homens, o "norte", a missão de cada um, a luta de todos por um ideal, por um sonho e principalmente por um legado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF