quinta-feira, 11 de maio de 2017

O Turismo é a Industria da Felicidade

É comum ouvirmos dizer que o turismo é uma indústria sem chaminé, para quem é setor isto é facilmente entendível, para outros, é uma indústria e deve ser agregada a uma secretaria de indústria como forma de desenvolver esta atividade. Com esse pensamento o resultado para o segmento é praticamente nulo. Nada acontecerá nesta cidade. O turismo como uma Indústria da Felicidade, ouvi ontem esta expressão, linda e inteligente que só poderia partir de quem é do setor e detém longa experiência, uma pessoa sábia do turismo paraense e resolvi escrever um pouco sobre esta verdade que passa despercebida por muitos. De agora em diante compreendamos, o turismo é a indústria da felicidade, por vários motivos.


Se uma indústria representa aptidão ou habilidade para realizar algo através da manipulação e exploração de matérias-primas e fontes energéticas, transformando em produtos e bens de produção e consumo, quer dizer que nem sempre vai emitir fumaça ou precisar de uma chaminé. É uma unidade fabril de produtos de consumo. Coisas concretas, na maioria dos casos.

A felicidade é uma coisa abstrata, envolve sentimentos, sensações que às vezes as palavras não conseguem exprimir na sua totalidade, as emoções são produtos que não são comercializados como tal, simplesmente vem de dentro de cada um desabrocha em várias sensações. Ser feliz não é se vestir bem, ter o celular da moda, o tênis chique, o carro do ano, claro que isto provoca emoções positivas de conquista e de alegria. A Felicidade está ligada ao bem estar, ao prazer de viver momentos, alguns inesquecíveis que a indústria não fabrica. O ser humano vive essa busca através da transformação do corpo com as cirurgias estéticas e do consumismo como forma de ser mais feliz. A felicidade é emocional, é convivência, ninguém é feliz sozinho, por isso as pessoas vão ao estádio de futebol no dia de Fla-Flu, ser feliz com um monte de pessoas. Quando as pessoas ficam felizes percebemos nos rostos, nos olhos, nos abraços, nos sorrisos. A felicidade são momentos de explosão de sensações.


A indústria que fabrica a felicidade é o turismo. Essa atividade consegue criar o clima perfeito, juntar as pessoas queridas em um lugar adequado para conviverem e compartilhar estas emoções que afloram mais fortemente entre as pessoas queridas. As famílias se preparam para esses momentos, programam férias que só serão maravilhosas com todos os entes familiares e escolhem lugares perfeitos, afastados às vezes e se recolhem para as maravilhas da natureza, um lindo por do sol, um banho de mar, um passeio pelo rio, uma pescaria, um descansar. O turismo vai contribuir com estes momentos inesquecíveis, uma família, um lugar e a felicidade. Nas suas férias escolha um lugar que sempre quis ir, leve a sua família, se faltar alguém eu sei que vai causar um pouco de tristeza, a felicidade maior é quando todos estão juntos, esposas, filhos e netos.

A felicidade, neste caso, não é vendida num pacote de turismo. Mas, muitos se esmeram em fazer com que este momento seja mágico, único e eterno, são as pessoas dos parques, dos hotéis, restaurantes, motoristas, pessoas que nos recepcionam com carinho. A cidade quando está bem limpa, organizada, sinalizada, dá a sua contribuição para a tranquilidade de seus moradores e visitantes. Os cenários são construídos e a felicidade chega com você, mais ela vem tranquila, calma e abrigada num cantinho do coração de cada um, vai desabrochar num determinado momento, mágico, de alegria e sensações.


Se o turismo é a felicidade das famílias, dos empresários, também é dos gestores que sabem desenvolvê-la, fomentá-la, articular as ações para que o próprio município seja mais visitado e que consiga gerar mais tributos para o seu governo. Esse entendimento é visto quando o mesmo se preocupa em melhorar a cidade, as praças, as ruas, os pontos turísticos e os divulga previamente os acontecimentos, um festival de música pode atrair muita gente, lotar os hotéis e restaurantes, fazer com estes queiram conhecer a cidade, seus rios, suas praias, sua história. O turista feliz vai querer levar os artesanatos do lugar, vai fotografar bastante e esta cidade vai receber outros visitantes que virão por influência da felicidade que estes viveram. Em poucas palavras o turismo é mesmo a Indústria da Felicidade para muitos, para todos! Programe ser feliz em suas férias, visite o lugar dos seus sonhos, que você sempre desejou conhecer e junte a turminha. Ser Feliz não tem preço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF