Em evento ocorrido no decorrer do dia de ontem (05/05),
no Auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a cidade de Marabá e
municípios da região Sul e Sudeste puderam conhecer e dialogar com
representantes do Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor) e da Associação
Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet - Pará). O Encontro serviu para
apresentar os trabalhos das entidades aos muitos incansáveis profissionais da comunicação. Todos os profissionais presentes puderam conhecer melhor seus direitos, orientados pelo Sindicato dos
Jornalistas, neste ponto estiveram presentes Roberta Villanova a presidente do
Sindicato dos Jornalistas do Pará, diretores André Serrão, Enize Vidigal,
Christina Hayne, Maria de Lurdes Bezerra, André Serrão e o premiado fotógrafo
Tarso Sarraf do Jornal O Liberal.
Os presentes receberam dicas de como fotografar autoridades, acontecimentos, com ética e respeito na questão da exposição das cenas e pessoas. Quem trabalha com turismo precisa saber da questão do direito autoral, isso é importante para respeitar a produção e o sacrifício de certas imagens e sobre o uso dos trabalhos autorais, um grande risco que pode levar a processos bem remunerados. Os blogueiros e os produtores de sites precisam ter a autorização do autor e ainda mencionar a fonte da fotografia, do contrário, cuidado que um processo pode vir. Tarso Sarraf apresentou esses detalhes como alerta para não serem surpreendidos negativamente. Como fotógrafo profissional do Grupo de Comunicações O Liberal, conhece esses problemas de perto. Tarso foi premiado no III Prêmio de Jornalismo em Turismo, ocorrido em 2016, seu trabalho além de imagens perfeitas segue uma inspiração para o melhor ângulo e pela informação que passa para o leitor, uma verdadeira comunicação fotográfica. O cara é Bom? É Excelente!
A Abrajet lançou o IV Prêmio de Jornalismo em Turismo
A Abrajet Pará esteve presente no Encontro dos
Jornalistas, a presidente Isa Arnoux destacou a realização do IV Prêmio de
Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis”, que estima premiação para
esse ano, patrocinada pelo Banpará em R$ 135 mil. A ABRAJET/Pará), é uma
entidade social com foco na promoção e expansão do turismo paraense e tem a
pretensão de envolver todos os jornalistas da região sul e sudeste do estado, e
a todos os demais interessados em relação ao jornalismo em turismo, segmento
este potencialmente promissor, pois, além de se valer economicamente das
belezas naturais e culturais locais e/ou regionais, proporciona emprego e renda
ao município e à população.
O prêmio de jornalismo em turismo foi criado
visando atrair a atenção da mídia nacional e estrangeira para o turismo no
Estado do Pará, bem como reconhecer a importância do profissional de
comunicação, especializado em turismo, tendo por fim o desenvolvimento do
turismo como uma relevante atividade econômica no âmbito deste estado. Esse
concurso se revela de notoriedade pública, tal é a demanda por inscrição de
trabalhos. Na última edição do prêmio, em 2016, recepcionou-se 672 trabalhos de
234 concorrentes oriundos de 12 estados brasileiros – quando a perspectiva de
inscrições era de apenas 200 trabalhos. Dos trabalhos apresentados, 522
foram inscritos na categoria “#MeuBemPará”, destinada a todas as classes de
participantes, e 150 foram inscritos nas 5 categorias destinadas exclusivamente
a profissionais. Também ele se renova, na quarta edição será lançada a
categoria “Estudante”, destinada a incentivar o acadêmico de jornalismo a se
especializar em turismo.
Parceria da Abrajet Pará com Marabá
A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo é uma
entidade nacional com seccionais nos 26 estados da Federação e existe há 60
anos, congrega uma grande família de jornalistas no objetivo de mostrar as
belezas, as maravilhas de um multicor, multicultural e de riquezas naturais intangíveis, que precisa impulsionar cada vez mais
o seu turismo pelo mundo afora. A presença da Abrajet e do Sinjor nos enche de
esperanças, tudo em razão do mesmo objetivo de mostrar Marabá para o planeta.
E, como Conselheiro Municipal de Turismo confesso que ajuda como esta não
aparece todos os anos, meses ou todos os dias, são oportunidades únicas de uma
parceria de alcance nacional, internacional.
A entidade nacional é parceira da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (ABIH), do Guarujá Convention & Visitors Bureau, do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Empresa Brasileira de Turismo (EMBRATUR), Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo. A presidente da Abrajet Pará Isa Arnoux pode conhecer alguns
dos representantes do Conselho Municipal de Turismo de Marabá, Jeania dos Santos, Francisco Arnilson,
Marcelo Campos e a Secretária Executiva Atainá Santos que resultou numa
parceria para divulgar a cidade. A Senhora Christina Hayne da Abrajet já
trabalhou na divulgação de Marabá na Revista Interativa News e deseja estreitar
ainda mais essa parceria, ou seja, o trabalho do Comtur será noticiado
nacionalmente.
Uma coisa ficou mais do que evidente, sem divulgação o
turismo não acontece, por mais que haja ações positivas de políticas públicas,
de estruturação de um destino turístico, das boas ações do Conselho de Turismo,
por mais que se tenha dois fabulosos rios, o Tocantins que chega na região
central do País, e do Itacaiúnas um rio Estadual, que se tenha 9 praias
fluviais, 5 balneários, um Aeroporto ampliado, Zoológico, uma linda Orla Fluvial, se não houver comunicação,
divulgação, tudo isso será pouco conhecido dos turistas de outras cidades, estados e países. Neste ponto, fica claro que as
ações de promoções do turismo, o trabalho dos Conselheiros não podem
parar.
Um município é um Ser Vivo
Na minha fala na Mesa de Abertura dos trabalhos falei que
uma cidade é um ser vivo que precisa gozar de boa saúde, apresentei os
números da Infraero sobre os voos e fluxo de passageiros de 2011 a 2016, com
destaque para 2013 com quase 17 mil voos anuais no Aeroporto de Marabá, maior
número para o mês de Julho, por conta da Feira Agropecuária - Expoama e do período de Veraneio com 1.639 voos naquele mês e, em 2016 apenas 866, queda de 773 voos
em apenas 3 anos. Quanto ao número de passageiros, comprovamos a gravidade
desta doença, em 2013 tivemos 465.969 transportados pelo Aeroporto local, e,
316.752 no ano de 2016, ou seja, uma redução de quase 150 mil passageiros num
intervalo de apenas 3 anos.
É essa realidade visível quando a gente caminha na
cidade, menos dinheiro circulante, menos visitantes, menos eventos, menos gente
empregada e o agravamento da saúde do ser vivo Marabá, com saúde a inspirar
cuidados de médicos profissionais. Clique nas imagens para ampliá-las.
O município por suas potencialidades tem no turismo uma
excelente alternativa para começar a reverter a situação, já perdemos os voos
da Tam, a Gol demonstrou suas intenções no cancelamento do trecho
Marabá-Belém-Marabá a partir do dia 1º de julho deste ano, péssima notícia
para o turismo de negócios, da funcionalidade do Centro de Convenções de Marabá e outros que se deseja impulsionar. Essa preocupação é também da Associação Comercial e Industrial de Marabá - ACIM elevou nosso legislativo municipal a buscar soluções junto
a Agência Nacional de Aviação Civil em Brasília mas, diante das seguidas quedas nos fluxos
de passageiros, os números falam por si, as empresas querem aumentar seus
lucros constantemente e remanejam suas aeronaves para cidades onde encontram
lucros fabulosos.
Essa é a preocupação dos Conselheiros Municipais de Turismo
de Marabá, o turismo pode ser a maior vocação econômica, é possível trazer
grandes quantidades de turistas para visitarem essa região amazônica, como havia até 2013. É de
saúde financeira, de geração de empregos que se fala, de melhorar a condição de
todos com uma atividade que não provoca poluição e se eterniza quando bem
estruturada.
Texto e imagens de: Francisco Arnilson de Assis - Conselheiro de Turismo de Marabá
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