sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Conhecendo o papel de uma SECRETARIA DE TURISMO

Secretaria Municipal de Turismo de Santos, na frente o Bondinho de muitas histórias




























O turismo faz parte do setor produtivo, capaz de movimentar milhões e gerar muitos empregos. Em Marabá poderia aumentar o Produto Interno Bruto em mais de 10 milhões por ano. E, se organizado passo a passo o volume financeiro há de crescer significativamente. Vamos compreender um pouco sobre poste e lâmpadas boas e queimadas. Em todo o mundo os gestores, principalmente os municipais se preocupam em atrair turistas. Uma cidade é um bem, uma dádiva divina e é preciso transformar o seu potencial em produtos. Os maiores problemas do turismo estão na base, nos municípios que insistem em colocar pessoas despreparadas. Ao que parece o compromisso é apenas político e não se pensa em consertar a economia com a vocação que possui. O maior problema é a falta de compreensão do papel de cada um para fazer avançar os seus negócios, seja a gestão pública ou privada. Toda vez que os empresários se metem a fazer algo que é da competência de uma secretaria e vice-versa, o resultado é uma grande bobagem. Uma secretaria articula com as pontas, sem ser a ponta. E é isso que se vê na gestão pública, a falta de articulação com o trade, a tentativa de alcançar o sucesso sozinho leva ao fracasso.

Uma secretaria pode ser procurada para realizar determinado evento, o papel desta é articular o setor empresarial, turismo se faz com empresas, priorizando todas e não apenas algumas. Ser o articulador é o grande barato, precisamos do diálogo para que os trabalhos se efetivem com grande sucesso. Os grandiosos eventos promovidos pela gestão pública costumam acontecer sem uma divulgação adequada. Mas, muitos não acreditam no papel do secretário de turismo e os empresários não sabem o que fazer. O Círio de Nazaré é um grande evento religioso e movimenta toda a Belém, muitas empresas se empenham para transformar o evento cada vez maior e mais bonito. Essa festa cristã faz parte do Calendário Nacional e é um dos maiores do mundo, lembrando que teve o seu primeiro passo, primeiro erro, primeiro acerto, primeiro apoio e o primeiro grande sucesso.

Para que um não interfira no papel do outro, é necessário compreender a competência de uma secretaria de turismo: em linhas gerais é o de incentivar, difundir e promover a prática e o desenvolvimento da atividade turística no Município; zelar pelo patrimônio paisagístico e turístico; implementar ações que visem ao permanente controle da qualidade dos bens e serviços turísticos;  elaborar, sistematicamente, pesquisas sobre oferta e demanda turística, e analisando fatores de oscilação de mercado; e ainda, fomentar o intercâmbio permanente com outras cidades e exterior.

Isso é muita coisa? É o que os empresários e a sociedade esperam de uma secretaria de turismo, é a partir destas pontas que se articula com (as outras) o setor privado. Essa mecânica promove o setor e estimula a participação de todos os agentes e põe fim aquela lógica do passado de, por exemplo, a prefeitura sozinha promover o carnaval, isso já mudou em muitos lugares. Muitos municípios através dos seus blocos carnavalescos e escolas de samba já puxaram para si esta responsabilidade, isto vem acontecendo no Rio de Janeiro, por exemplo, o carnaval de rua de lá vem crescendo muito mais que o da Marquês de Sapucaí. 

Ouvi uma personalidade muito séria falar sobre grandes eventos, como o Festejo Junino de Marabá, o maior de todos os tempos, o mais lindo, mais dinâmico e muitos adjetivos para sua cria, seu trabalho. Tudo isso pode representar muito pouco, como representou no ano passado e atual. Tudo feito como uma obrigação e determinação do prefeito. Não com o objetivo de trazer dividendos para cá, apenas para mostrar que pode fazer.

Acreditar que o gestor será o provedor de tudo, de fato, não dará conta, sem articulação, é querer ser o super-secretário, o realizador de tudo. Não é mais assim. Essa postura precisa ser atualizada com base na promoção dos grandes eventos realizados pelo Brasil, a lógica é a da interação. Fazer diferente disso é continuar errando.

Em Marabá as coisas caminham para frente andando de costas, as decisões são tomadas sem uma lógica entendível. Semana passada, mais uma vez vi vivo o decreto de extinção da Secretaria de Turismo ser tratado pelo legislativo, queriam aprovar o parecer da Comissão de Desenvolvimento do encerramento das atividades da secretaria, tendo o nome turismo incorporado ao nome de uma secretaria pouco operante. E assim que queremos avançar? Mas, o pior é a falta de entendimento dos vereadores, demonstrando pouco comprometimento com a geração do desenvolvimento econômico. O turismo é uma fonte de geração de empregos, como não entender isso?


A secretaria de turismo pode ser vista como um poste, suporte para o funcionamento de boas lâmpadas, iluminar ruas, vidas, causar belezas e etc. Um poste é colocado para cumprir uma função social, de iluminar, precisa de boas lâmpadas para funcionar a contento, no entanto, a escolha de um secretário ruim, descomprometido, assemelha-se a uma lâmpada queimada, sem valia para o poste e para o bem público. Quero uma secretaria de turismo de verdade, estruturada e focada em produzir empregos e riquezas, recebendo recursos para se trabalhar. Para que se chegue em alguma direção, que avancemos olhando para frente, não podemos nos conformar com secretário lâmpada queimada. Alô empresários do turismo marabaense, precisamos de união e fazer valer os investimentos nos hotéis, restaurantes, agências de viagens e etc. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF