sábado, 9 de dezembro de 2017

EM GRAMADO, O NATAL VAI ATÉ 14 DE JANEIRO

Crédito: Danilo Borges/ MTur
Ruas decoradas, luzes para todo lado, árvores, presentes, personagens icônicos e até neve (de mentirinha, é claro). Em Gramado (RS), o Natal é assim. Mas na cidade localizada na Serra Gaúcha, a festa começou bem antes, em 26 de outubro, e só acaba bem depois, em 14 de janeiro. É neste período que ocorre o Natal Luz, um dos momentos mais aguardados do ano e um dos grandes eventos do Brasil.

Não é exagero dizer que o Natal Luz envolve toda a cidade. Além do aspecto visual – é impossível andar pelas ruas sem encontrar pelo menos uma referência à festa –, Gramado também prepara uma programação extensa para seus convidados que lotam a cidade. Em 2016 foram mais de dois milhões de visitantes durante todo o período, número que o município espera superar em 2017.
“Em menos de 1 mês já recebemos mais de 700 mil visitantes”, destaca Edson Néspolo, secretário de Turismo de Gramado. “Temos toda uma gama de espetáculos. São mais de 3 mil pessoas contratadas e estamos com uma estimativa de arrecadar cerca de R$ 26 milhões com a bilheteria”, acrescenta.
Além dos shows pagos, a cidade oferece muitas atrações gratuitas, como a Vila de Natal, com a exposição de artesãos locais; os shows diários na Rua Coberta; e o grande show de acendimento das luzes da cidade, uma apresentação teatral que tem seu ápice na iluminação da avenida Borges de Medeiros e a simulação de neve caindo. Tudo apresentado diante de uma grande plateia.
“A ocupação hoteleira nos finais de semana foi praticamente de 100% até agora. Pelos últimos dados, em dezembro já passa de 80%, com os finais de semanas lotados”, revela Néspolo. “É toda uma movimentação da economia. São restaurantes, parques temáticos, agências de turismo, hotelaria... E não é só em Gramado. As pessoas vêm para cá, mas também visitam a região”, exalta o secretário de Turismo.

Crédito: Danilo Borges/ MTur


MAGIA DO NATAL - Além do efeito visual impulsionado pela grande quantidade de enfeites e luzes que ornamentam a cidade, Gramado também vende algo que não é palpável, mas acaba sempre saindo da ponta da língua dos turistas: a magia do Natal. A frase está presente nas apresentações e espetáculos e acaba contagiando quem está na cidade para assistir.
É o caso da turista Emmely Silva, que saiu do Recife para realizar um sonho na Serra Gaúcha. “Há sete anos eu venho com esse sonho de conhecer a cidade, os espetáculos e agora consegui realizar. Aqui é lindo. A gente volta a acreditar na magia do Natal”, diz a servidora pública, acompanhada do marido, Roberto da Silva. “É uma cidade que recebe os turistas de braços abertos”, completa ele.
Até quem está acostumado a visitar Gramado acaba se rendendo ao clima do Natal Luz. Moradora de Vacaria (RS), Tatiane Maciel viaja anualmente para a cidade, mas acredita que o fim de ano é especial. “Optamos por vir na época do Natal Luz porque temos uma filha pequena e a magia que envolve a cidade faz com que as crianças percebam a importância da união da família. Gramado tem um brilho próprio. É uma cidade espetacular, aconchegante e com muitas atividades para serem realizadas. É um dos melhores lugares que existem para conhecer a magia do Natal”, afirma.

FESTA DA COMUNIDADE - O Natal Luz atrai milhões de turistas de todo o Brasil, mas também é uma festa para a cidade de Gramado e seus moradores. São eles os responsáveis por fazer a tal magia do Natal acontecer de fato, tanto em cima dos palcos quanto nos bastidores.
Produtora do Grande Desfile de Natal, um dos eventos mais tradicionais do Natal Luz, Vera Mello é responsável por preparar o show para os turistas. “Trabalhamos cerca de 90 dias no desfile. São mais de 500 pessoas da comunidade participando do evento, 430 de elenco e 70 de equipe de apoio”, conta a produtora. “É um evento feito para a comunidade e com a comunidade”, diz.
Aos 13 anos, a estudante Vittoria Kelen participa dos shows do Natal Luz desde os 8 e resume bem o sentimento dos moradores de Gramado durante a festa. “É uma coisa incrível fazer parte de tudo isso”, afirma. 

http://www.turismo.gov.br/component/content/article.html?id=8338

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF