sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

ANÁLISE DOS ATRATIVOS TURÍSTICOS DE SÃO PAULO

THEATRO MUNICIPAL
A variedade de opções de comércio representa um importante poder de atração para o turismo na área de estudo, podendo ser considerado um de seus grandes diferenciais. Porém, optou-se por analisar o comércio como um item de infra-estrutura de apoio ao turismo considerando nesse capítulo, apenas a oferta de atrativos culturais.  
Entende-se por atrativo turístico cultural, aqueles “elementos da cultura que, ao serem utilizados para fins turísticos, passam a atrair fluxos turísticos. São os bens e valores culturais de natureza material e imaterial produzidos pelo homem e apropriados pelo turismo, da pré-história à época atual, como testemunhos de uma cultura, representados por suas formas de expressão; modos de criar, fazer e viver; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, os objetos, os documentos, as edificações e demais espaços para destinos diversos; os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.” 

O inventário do centro indicou a existência de 326 atrativos culturais, incluindo bens que não permitem visitação, mas que se constituem em atrativos por compor a paisagem urbana no contexto histórico-cultural. Esse número pode ser ainda maior se considerado a grande quantidade de bens tombados ou em processo de tombamento existentes na área de estudo (mais de 1000), que não foram incluídos nessa análise pela ausência de dados e consequente comprovação da relevância dos mesmos. 
Para a análise, todos os atrativos turísticos de relevância meramente contemplativa, ou seja, aqueles não passíveis de visitação interna foram descartados, sendo foco de outro tipo de estudo não incluído nessa publicação.

Aqueles submetidos à análise foram, portanto, os atrativos turísticos identificados que permitem visitação pública, seja pela edificação com relevância arquitetônica   (civil, militar ou religiosa), pelo caráter cultural das atividades que desenvolvem, ou ambas as situações em consonância. Juntos perfazem um total de 81 atrativos.
É importante ressaltar que um mesmo atrativo pode estar classificado em mais de uma categoria, o que faz do resultado da soma do percentual apresentado na tabela TAB.09, um número maior do que o número de atrativos existentes. 
Das instituições culturais, os teatros são os de maior ocorrência, representando 25% do total dos atrativos. A principal referência é o Teatro Municipal, cuja atração vai além da programação e merece destaque pela sua arquitetura e relevância na história da cidade. A concentração desses estabelecimentos na área de estudo, se dá principalmente ao redor da Praça Franklin Roosevelt. Próximo dali, porém externo ao perímetro, está o local de maior concentração de teatros na cidade, no distrito da Bela Vista. Os teatros do perímetro de estudo representam quase 15% dos teatros de São Paulo.
Museus também são bastante representativos: 20% do total dos atrativos e 17% do total dos museus na cidade. Entre eles está o concorrido Museu da Língua Portuguesa, um dos mais visitados do país, que através de recursos tecnológicos e muita criatividade, resgatou o interesse da população, turistas e moradores, especialmente os mais jovens, por este tipo de atrativo. Estão também a Estação Pinacoteca e a Pinacoteca do Estado. Museus com a temática religiosa também são relevantes: estão na região o Museu de Arte Sacra, Museu do Presépio e o Museu do Beato Anchieta (Pátio do Colégio).
Já os centros culturais, casas de cultura e outros de mesmo gênero são 14% dos atrativos turísticos considerados na análise e verifica-se que são espaços bastante diversificados se comparados entre sí. Enquanto o Espaço Bovespa, por exemplo, mantém atividades culturais intimamente ligadas à função da instituição; a Galeria Olido mantém preocupação com a difusão de conhecimentos através de atividades educativas e a Caixa Cultural e Centro Cultural Banco do Brasil, focam em exposições de fotografias e artes plásticas de qualidade. 
Além dos estabelecimentos que mantêm atividade de caráter estritamente turístico e cultural, há aqueles que representam importante papel para o turismo, sem se desvencilhar de seu fim original, como os templos religiosos. Igrejas, capelas, catedral, mosteiros e santuário somam 61% dos atrativos cuja finalidade principal não é a visitação turística ou de caráter educacional. O centro tem destacada vocação religiosa, com espaços de grande riqueza e representatividade – exemplos clássicos são a Catedral da Sé e o Mosteiro da Luz. Vários outros ícones da cidade que apesar de não serem essencialmente turístico, são considerados assim pela sua beleza, importância arquitetônica e histórica e tornaram-se referência para o turista na região central, como o Mercado Municipal, Estações Luz e Júlio Prestes, Edifício Altino Arantes e outros.
No momento em que um determinado espaço torna-se turístico, por iniciativa própria ou não, é importante que se atente à algumas necessidades para manter um bom atendimento e também não comprometer a imagem do destino no qual se encontra estabelecido. Os 81 atrativos identificados foram submetidos à análise considerando dias e horários de funcionamento, material impresso de divulgação, página na internet, visita monitorada, facilidades, valor do ingresso e acessibilidade. 

THEATRO MUNICIPAL
Funcionamento
A análise dos dados referente aos dias e horários de funcionamento dos atrativos indica que cerca de metade deles não funciona aos sábados e domingos, o que é um grande limitador para o turismo de lazer de final de semana.  Durante a semana o funcionamento é muito próximo ao horário comercial, o que pode ser impedir a visita do turista de negócios.  
Além dos teatros, verifica-se que os atrativos com maior ocorrência de funcionamento no período noturno, são os centros culturais. A iniciativa de manter horário prolongado de funcionamento colabora para o resgate da vida noturna no centro da cidade. Além de atrair turistas, visitantes e moradores, provoca o funcionamento estendido dos equipamentos de apoio no entorno próximo – bares, restaurantes, estacionamentos e outros - para atender à demanda gerada pelo atrativo. 
Dias de funcionamento
• 33% fecham aos sábados
• 38% fecham aos domingos
• 10% recebem visitação somente mediante agendamento
• 27% fecham às segundas-feiras
• Funcionamento incerto aos feriados
• Teatros funcionam conforme a programação 
 Horários de funcionamento
• 45% dos centros culturais funcionam após as 18h
• 87% dos museus encerram as atividades às 18h ou antes
• Apenas 27% dos atrativos funcionam  após as 18h00 
Material de divulgação 
Dos equipamentos analisados, aqueles com atividade essencialmente turística são os que mais demonstram preocupação com a divulgação dos espaços através de folheteria impressa, distribuída geralmente no próprio espaço, centrais de informações turísticas e hotéis.
Folheteria
• 57% dos atrativos essencialmente turísticos têm folheteria (centros culturais e museus)
• Apenas 2 atrativos têm folheteria em inglês e espanhol
Página na internet
A internet é um canal de comunicação mais utilizado pelos equipamentos analisados (67%) do que os materiais impressos, porém, o inventário não subsidiou informações que permitam qualificar o grau de uso dessa ferramenta.  Mas verifica-se que os atrativos a utilizam bem, com exceção dos teatros, que perdem a oportunidade de divulgar sua programação, especialmente aos moradores de São Paulo e cidades próximas, grande público consumidor deste tipo de atrativo.
Visita monitorada
Verifica-se que apenas metade dos equipamentos tem monitores que acompanham as visitas e prestam informações detalhadas sobre o atrativo em questão. Alguns disponibilizam a monitoria mediante agendamento, o que exige planejamento prévio, nem sempre viável. A prestação deste serviço, muitas vezes vista como superficial, é de inestimável importância se considerado que se trata do canal eficiente para a transmissão do significado do espaço ou acervo e, portanto do entendimento do patrimônio. Vale lembrar que é a compreensão do patrimônio que garante sua preservação e valorização.
Ainda é pequeno o percentual de atrativos preocupados com o serviço de monitoria, principalmente em idiomas que não apenas o português. Considerando que São Paulo é um dos destinos brasileiro que mais recebe turistas internacionais, se faz necessária especial atenção para esse público. 
Como alternativa à monitoria, há a opção do uso de audioguias, equipamentos de áudio que reproduzem a monitoria em outros idiomas, contudo, o inventário não identificou nenhum estabelecimento que faça uso deste tipo de tecnologia, muito comum em outros países. 
Monitoria
• 44% dos atrativos não oferecem visita monitorada
• 18% dos atrativos oferecem visita monitorada mediante agendamento
• 19% dos atrativos oferecem visita monitorada em inglês
• 10% dos atrativos oferecem visita monitorada em espanhol
Facilidades
Foi identificado no inventário da infra-estrutura de apoio ao turismo, o surgimento de estabelecimentos, como cafés, restaurantes e lojas de souvenires,  incorporados aos atrativos, agregando valor para esses espaços. A existência de lojas de souvenirs, que comercializam produtos relacionados ao atrativo, não supre a carência desse tipo de comércio em São Paulo, porém amenizam a deficiência.
Serviços 
• 42% dos atrativos têm algum tipo de facilidade
• 26% dos atrativos contam com estrutura de bar/café
• 17% dos atrativos têm loja de souvenirs (ou artigos religiosos no caso das igrejas)
Valor do ingresso
O Centro de São Paulo é uma área extremamente democrática quanto ao acesso aos atrativos turísticos. A taxa de ingresso mais elevada registrada na coleta das informações foi no valor de cinco reais. Ainda assim, apenas 10% fazem a cobrança durante todos os dias da semana e 90% deles podem ser acessados gratuitamente, dependendo do dia da semana. 
Ingressos
• 90% dos atrativos não cobram pela entrada
• Entre os estabelecimentos que cobram ingresso, 43% isentam essa taxa pelo menos 1 dia na semana
• R$5,00 é o maior valor de ingresso cobrado entre os estabelecimentos 
Acessibilidade 
Houve uma grande preocupação ao se tratar sobre os equipamentos com acesso aos portadores de deficiências. Julgaram-se frágil os dados coletados pelo inventário, em partes pela complexidade do assunto, os vários tipos de deficiências e os cuidados que cada uma delas requer. Dos atrativos inventariados, 43% responderam às questões sobre acesso de deficientes físico, informando estar providos de algum tipo de equipamento de acessibilidade. Contudo, notou-se que o critério de resposta foi baseado muito mais na percepção, que nas reais necessidades do deficiente ou nas normas técnicas que regulamentam o que é, ou não acessível, sendo necessário um estudo específico sobre o assunto em questão.
Considerações
Fica comprovado que é grande a oferta de atrativos turísticos no centro da cidade, com potencial de crescimento. Há inúmeros estabelecimentos de qualidade indiscutível que já atraem uma grande quantidade de visitantes. 
A grande concentração, a proximidade e a facilidade de acesso entre eles são fatores extremamente positivos que permitem o usufruto intenso do espaço, com economia de tempo e deslocamentos. Destacando que nesse percurso, existem ainda muitos edifícios e monumentos inseridos na paisagem urbana que enriquecem ainda mais o roteiro. É preciso apenas ações que crie uma maior sinergia entre eles, incentivando uma maior circulação e não a concentração nos principais deles como acontece atualmente. 
Muitos pontos precisam ser aperfeiçoados nesses atrativos para tornar o turismo no centro como referência de qualidade e a análise apresentada pode facilitar na definição das ações necessárias.  É importante destacar que pouquíssimos atrativos fazem controle do número de visitantes, e por consequência, não há pesquisas que qualifiquem a demanda desses espaços. Desta forma, não se sabe quem são os visitantes, qual fatores motivaram a visita, qual a origem, quais os interesses, etc. Esse tipo de informação é fundamental para permear a tomada de decisões. Baseado apenas em percepções, o planejamento de gestão dos estabelecimentos torna-se frágil.   
Outro item que deve ser considerado é a utilização desses espaços para a realização de eventos, tendência cada vez mais forte em grandes capitais do mundo. A utilização de espaços de riqueza histórica, arquitetônica e cultural em eventos corporativos ou sociais é uma excelente maneira de colocar o patrimônio em evidência e ainda incrementar o ingresso de receita. 
A tabela TAB.10 apresenta os atrativos considerados nessa análise e os principais dados levantados, destacando que as informações indicadas podem ter sido alteradas desde a data da pesquisa e não servem como referência segura para orientar a visita, sendo apenas base para o diagnóstico geral dos equipamentos possíveis de visitação na área de estudo.


http://www.spturis.com/turismocentro/pagina.php?id=atrativos-turisticos-2&ln=br

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