quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

SECRETARIA DE TURISMO DE MARABÁ NÃO SERÁ EXTINTA

Imagem do Seminário de Turismo realizado em 28 de abril de 2016
O executivo municipal encaminhou na manhã de ontem (05), mais uma vez, o projeto de lei que determina a fusão do turismo na Secretaria Municipal da Indústria, Comércio, Mineração, Ciência e Tecnologia – SICOM, mas, vendo que seria derrotado pela segunda vez, o vereador Rae pediu de imediato “vistas” do processo. Tal estratégia não foi bem acolhida pelos demais pares, que foram chamados para uma sala ao lado.

Muitos acreditam no potencial turístico da cidade, acreditam que trata-se de um instrumento de promoção da economia, do desenvolvimento que, quando incentivadas trás melhorias significativas ao comércio e permite a geração de oportunidades de emprego. Enfim, nesta questão muitos estão vendo o que se perde por não se ter políticas do setor produtivo.


A fusão pretendida estava justificada em bases equivocadas, pois, considerava o turismo como uma indústria, sem chaminés. Mas, a realidade é que um setor que não fabrica objetos físicos, promove com primazia a comercialização de serviços.

A questão subiu a temperatura e os vereadores, pelo menos um grupo, conseguiu convencer seus pares para uma conversa, acompanhado pelo presidente do legislativo, se dirigiram ao gabinete do prefeito com uma determinação, a proposta seria reprovada outras vezes, razão pela qual pediram a retirada de pauta de tal proposição. Compreendendo que os vereadores estavam determinados, o gestor pediu para o procurador providenciasse a retirada de pauta, pondo um pá de cal na questão.

Sabidamente temos alguns vereadores que se opuseram de imediato, no caso da vereadora Irismar Melo, Marcelo Alves, Pastor Ronisteu, Ilker Moraes, Nonato Dourado, Gilson Dias. Mais, nesta caminhada apareceram outros apoiadores como é o caso do Presidente Pedrinho Correa, Miguelito e outros. Neste processo, como uma comoção, outros vereadores foram solidários.


Nos final das contas fica a minha fala na tribuna da câmara, este ano, quando disse por analogia: “Uma secretaria é como um poste e o secretário como uma lâmpada, vendo que a lâmpada não acende, pede-se a retirada do poste”. Com a retirada de pauta em definitivo, vamos continuar com o poste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF