Foto: Agência Pará - Cláudio Santos |
As forças do turismo amazônico foram desafiadas
para mostrar a sua capacidade? Não. E, de forma institucional parte da campanha
foi apresentada pelo Ministério do Turismo no dia 5 de maio, durante o Encontro
dos Governadores da Amazônia em Rondônia. Foi mais uma ação que veio do “Planalto
Sabe Tudo”, inclusive apresentou a campanha “Descubra uma Nova Amazônia”, peça
publicitária que apresenta a multiplicidade da região por meio de
experiências nos segmentos de natureza, englobando o ecoturismo e aventura, bem como as
manifestações culturais e a rica gastronomia da região.. "Essa campanha
vai fazer com que todos os brasileiros possam conhecer o verdadeiro valor da
Amazônia”, afirmou o ministro Marx Beltrão.
Ao que parece a campanha está em curso, uma campanha publicitária forte e com estados pobres em suas ações turísticas. Essas pontas são interessantes, uma ponta grande e blindada e nas outras Estados que não conseguem impulsionar a vocação turística por falta de investimentos e infraestrutura para acolher os visitantes. Os problemas são grandiosos e não são enfrentados, faltam voos regionais, interestaduais e internacionais, por exemplo. Muitas empresas aéreas só querem explorar as regiões altamente lucrativas e o norte, o Norte do Brasil com sua grandiosidade territorial se torna subvalorizada pelas empresas aéreas. A divulgação da Amazônia não estando casada com melhorias na interligação, nas rotas aéreas cria um grande problema aos turistas, pois, essas dificuldades tornam as viagens mais longas e cansativas numa região que ainda não tem o turismo como uma vocação priorizada.
Tal ação milionária será que causou alguma onda?
Onde que essa campanha beneficiou o turismo? Quais as cidades? Aumentou o fluxo
nas Capitais? Sei que parece cedo fazer as cobranças. Verdade. Vamos ter que
esperar o encerramento do ano para ver se rendeu mais que o investimento
inicial de R$ 20 milhões entre os Estados beneficiados para aumentar o número
de turistas.
Hoje a grande vitrine do turismo brasileiro,
considero que seja a região Nordeste, mas, lá foi criada uma grande estrutura,
estradas, aeroportos, novas linhas aéreas para locais que valorizaram seus
pontos turísticos e priorizam uma boa receptividade. Lá o turismo se alastrou
como fogo em palha seca para muitos estados e cidades, aconteceu uma disputa
entre eles saindo como vencedor os turistas.
O vento foi numa direção e precisamos descobrir
qual. Precisamos saber o que foi que ele deixou ou se foi apenas uma perda de
tempo. Com a palavra o Tempo.
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