Praça Mauá, no Rio de Janeiro. Crédito: Ministério do Turismo |
Garantir acessibilidade é uma maneira de
tornar as viagens possíveis a todos os cidadãos. Para facilitar a busca por
locais que incluam pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, o Ministério
do Turismo criou, em 2014, o Guia Turismo Acessível,
um site onde é possível consultar e avaliar estabelecimentos e atrações
turísticas que ofereçam acessibilidade. A iniciativa conta também com um
aplicativo.
Segundo o
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 6,2% da população do
país apresenta algum tipo de deficiência. Com a ferramenta, o turista pode
pesquisar bares, restaurantes, atrativos e empreendimentos turísticos que
mantenham rampas de acesso, cardápio em braile, mesas exclusivas e símbolos
gráficos de acessibilidade.
O guia é
colaborativo e oferece a opção para o usuário avaliar os locais por onde
passou. O material está disponível nos idiomas português, inglês e espanhol e
pode ser baixado gratuitamente na loja da Windows Phone, Apple
Store e Google Play.
A ferramenta
faz parte do Programa Turismo Acessível, do Ministério do Turismo, que realiza
ações voltadas à promoção da inclusão social e do acesso de pessoas com
deficiência ou mobilidade reduzida em atividades turísticas. Entre 2006 e
2016, o Ministério investiu mais de R$ 82 milhões em obras de acessibilidade,
além de apoiar a qualificação e capacitação de profissionais que atendem
turistas com deficiência.
Em breve, a
ferramenta será reestruturada e trará mais agilidade na colaboração dos
usuários. “O guia é importante para facilitar a vida do turista que necessita
de um serviço mais acessível, além de incentivar o setor a se adaptar a essa
realidade, tornando-se mais inclusivo e competitivo. Com a reforma do site e do
aplicativo, os acessos e avaliações serão mais rápidos”, explicou a
Coordenadora Geral de Turismo Responsável, Isabel Barnasque.
EXEMPLO BRASILEIRO NO JAPÃO – Como parte da preparação do Japão para a
realização dos Jogos Tóquio 2020, o Ministério do Turismo foi convidado pelo
governo japonês para compartilhar as experiências sobre o planejamento e
realização das ações de turismo durante os Jogos Rio 2016.
A
apresentação foi realizada pelo Diretor de Planejamento e Gestão Estratégica do
Ministério do Turismo, Jun Yamamoto, que apresentou, dentre outros assuntos, o
modelo de planejamento adotado para o projeto, a realização do revezamento da
Tocha Olímpica e as ações de qualificação, infraestrutura, facilitação de viagens
e promoção.
As autoridades japonesas demonstraram
interesse no projeto Casa
Brasil, que recebeu mais de 500 mil visitantes durante os
Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. O Programa Turismo Responsável também
despertou interesse dos participantes. A All Nippon Airways (ANA), uma das
maiores empresas aéreas do Japão, publicou recentemente um artigo sobre o tema
em sua revista de bordo.
http://www.turismo.gov.br/component/content/article.html?id=7948
http://www.turismoacessivel.gov.br/ta/index.mtur
Agência de Notícias do Turismo.
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