Corte do Carnaval recebe turistas em aeroporto do Rio. Foto: Riotur |
O Carnaval do Rio de Janeiro em 2017 foi marcado pela quebra de recordes
e pela ótima aceitação dos turistas. Pesquisa da Riotur encomendada à ESPM de
25 a 27 de fevereiro revela que mais de 94% dos turistas estrangeiros voltariam
à Cidade Maravilhosa. Destes, 17,4% pretendem retornar ainda este ano e 91,9%
recomendariam a cidade. Porém, não foi apenas nos desfiles do Sambódromo que a
principal festa carioca fez sucesso: os blocos, capitaneados por Bola Preta,
Favorita e Sargento Pimenta, levaram nada menos do que 5.982.700 foliões às
ruas entre os meses de fevereiro e março. O recorde registrado anteriormente
era de 5,4 milhões de pessoas.
Turismo
1,1 milhão de turistas no período
Renda aproximada de R$ 3 bilhões
Hotelaria (ABIH/RJ)
Ocupação média na hotelaria da capital ficou em torno de 78%, segundo a
Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro. O índice
representa um incremento de 8,33% na semana do evento, confirmando a percepção
do presidente Alfredo Lopes de que o mercado brasileiro, principal visitante
neste Carnaval, costuma realizar as reservas em cima da hora. Os bairros de
Copacabana e Leme alcançaram a liderança e marcaram 83% de ocupação, seguidos
por Ipanema e Leblon, com 82%. A região da Barra e Recreio, que vinha se
destacando como bairro mais procurado, ficou com 79%, enquanto o Centro, por
último, registrou 71%. Vale ressaltar que a capital ganhou cerca de 18 mil
novos quartos nos últimos anos.
Albergues (ACCARJ)
A ocupação total de albergues e cama e cafés no carnaval foi de 85,9%, com um
aumento de 20% de turistas brasileiros em relação aos dois últimos anos – os
turistas nacionais representaram 60% das reservas. Outra característica deste
ano foram as chamadas reservas last minute, feitas de última hora. Os dados são
da Associação de Cama e Café e Albergues do Rio de Janeiro.
Porto (Píer Mauá)
Foram aproximadamente 50 mil turistas em 14 navios. A maior parte das
embarcações chegou no domingo (26/02), totalizando sete transatlânticos
atracados no Pier Mauá – somente neste dia houve uma movimentação de
aproximadamente 35 mil turistas, entre passageiros e tripulantes.
Imprensa Credenciada - Sambódromo
– 1.219 jornalistas da imprensa nacional, 249 veículos de 10 estados brasileiros
– 318 jornalistas de 110 veículos de imprensa estrangeira
Públicos
Blocos de Ruas
Total: 5.982.700
Maiores blocos
Bola Preta – 800 mil
Favorita – 500 mil
Preta – 500 mil
Sargento Pimenta – 500 mil
Anitta – 400 mil
Monobloco – 400 mil
Simpatia É Quase Amor – 250 mil
Banda de Ipanema – 240 mil
Chora Me Liga – 200 mil
Bangalafumenga – 150 mil
Orquestra Voadora – 120 mil
Outros Palcos
– Cinelândia: 5.000/noite (total 25 mil pessoas)
– Av. Chile: 5.000/noite (total 20 mil pessoas)
– Intendente Magalhães: 35.000/noite (total 175 mil pessoas)
– Terreirão: público pagante de 35.163 pessoas
Digital
Portal Visit.Rio
79.614 usuários
255.436 visualizações de página
Facebook
alcance: 481.494
envolvimento: 129.308
Twitter
430 mil impressões
16,4 mil visitas ao perfil
Flickr
763.005 visualizações
Mais de 94% dos turistas estrangeiros voltariam ao Rio, diz pesquisa
Riotur/ESPM
Avaliação foi feita no Sambódromo nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro
O carnaval carioca ganhou a simpatia dos turistas estrangeiros. Em
pesquisa realizada pela ESPM Rio, a pedido da Riotur, no Sambódromo, 94,2% de
argentinos, norte-americanos, franceses, ingleses e portugueses, entre outros,
informaram que pretendem retornar ao Rio de Janeiro. Destes, 17,4% querem
voltar à cidade ainda em 2017. 91,9% afirmaram que recomendariam a Cidade
Maravilhosa a quem queira visitá-la. A pesquisa foi feita nos dias 25, 26 e 27
de fevereiro e, pela primeira vez, a coleta foi realizada com dispositivos
eletrônicos (tablets) que permitiam a transmissão dos dados em tempo real.
Segundo a pesquisa, os turistas estrangeiros deram destaque para a
diversão noturna (nota 9,3), a hospedagem (8,6), os restaurantes (8,3) e o
transporte público (7,9). As informações turísticas tiveram a média de 7,7.
Segurança (6,4) e limpeza públicas (6,7) passaram raspando.
Na avaliação do Sambódromo, entre os itens mais bem avaliados estão
sonorização (8,2), acesso ao setor (8), sinalização interna (7,9) e limpeza do
setor (7,9). Empatados, a quantidade de banheiros e o conforto das acomodações
tiveram nota 7,5. A alimentação teve nota 7,4. A qualidade (7,9) e o
atendimento (7,8) foram os quesitos mais bem avaliados, enquanto os preços
(6,8) e a variedade (6,9) foram os que receberam as notas mais baixas.
“Esse ano a ESPM estreou a coleta eletrônica, ou seja, a coleta e
processamento dos dados ocorreram em tempo real, permitindo uma maior agilidade
e precisão”, comentou o professor da ESPM Rio e coordenador da pesquisa,
Eugenio Giglio.
Ainda de acordo com a análise, em média, os estrangeiros optaram por
ficar 10 dias na cidade. 65% deles em hotéis, 12% em albergues, 8% em casas ou
apartamentos alugados, 7% em apart hotel ou flat, 5% em pousadas, 2 % em locais
não especificados e 1% na casa de parentes. Segundo a pesquisa, 29% eram
argentinos, 13% norte-americanos, 11% franceses, 6% ingleses, 5% portugueses,
5% mexicanos, 5% chilenos, 5% chineses, 4% peruanos, 4% belgas, 2% irlandeses,
2% australianos, 1% equatorianos, 1% venezuelanos, 1% alemães, 1% espanhóis, 1%
austríacos, 1% italianos, 1% japoneses e 1% holandeses. Destes, 49,4% viajaram
com os amigos, 25,9% com a família, 18,8% com o (a) companheiro (a), 4,7%
sozinhos e 1,2% em excursão. 95% deles vieram ao Rio de avião e 5%, de navio.
Paulistas lideram ranking de turistas nacionais no Rio durante o carnaval
Entre os turistas nacionais, 31% vieram de São Paulo, seguidos por 11%
de Minas Gerais, 8% do Rio Grande do Sul, 7% do Paraná, 5% do Amazonas, 5% do
Ceará, 4% de Santa Catarina, 4% da Bahia, 3% do Maranhão, 3% da Paraíba, 2% do
Distrito Federal, do Espírito Santo, Pernambuco e Mato Grosso do Sul. Pará,
interior do Rio, Goiás, Sergipe, Alagoas e Mato Grosso tiveram 1% cada um de
turistas no Rio de Janeiro. Deste total, 94,3% informaram que recomendariam a
Cidade Maravilhosa para outras pessoas e 96,2% disseram que pretendem voltar,
56,5% informaram que querem retornar ainda em 2017.
Segundo a pesquisa, a avaliação dos turistas nacionais também deu boas
notas à diversão noturna (9,2), hospedagem (8,7) e restaurantes (8,5), que
foram os quesitos mais bem cotados, seguidos de transporte público (7,5),
informação turística (7,4), segurança pública (6,6) e limpeza pública (6,5). Já
na análise ao Sambódromo, destaque para sonorização (8,6), sinalização interna
(8,4) e acesso ao setor (7,9). Limpeza do setor (7,6), quantidade de banheiros
(7,2) e conforto das acomodações (7,2) foram os quesitos com notas mais baixas.
“As notas de avaliação da satisfação com a estrutura do Sambódromo
apresentam uma estagnação ao longo dos anos. A performance dos indicadores não
mudou, o que abre uma oportunidade para melhorias de maneira a proporcionar uma
melhor experiência ao expectador. Creio que deveríamos ter mudanças tais como
implementação de telões, acesso wifi para todos, bem como melhorias no acesso.
Apesar do aumento das opções de alimentação estas ainda são vistas como caras
para os expectadores”, concluiu Eugênio Giglio.
“Mais uma vez o Carnaval provou porque é o maior produto turístico do
Rio. Nossa cidade encanta pela beleza natural, simpatia, povo hospitaleiro e,
como não falar, o astral desta festa maravilhosa. A cidade se preparou para
receber o turista e tivemos 1,1 milhão deles espalhados por praias, pontos
turísticos, blocos, palcos e marques de Sapucaí. Este carnaval gerou para a
cidade aproximadamente R$ 3 bilhões. Em apenas dois meses de gestão do prefeito
Marcelo Crivella, promovemos uma linda festa para estes foliões apaixonados”,
afirmou o presidente da Riotur, Marcelo Alves.
http://www.spga.com.br/
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