Poderiam
ser dias simples de compras no Mercado Municipal de São Paulo, mas as milhares
de pessoas que visitaram o local de terça (4) até esta quinta-feira (6) foram
surpreendidas com um pedacinho de São Luís e do Maranhão. Bumba meu boi,
cacuriá, tambor de crioula, reggae, arroz de cuxá e Guaraná Jesus encantaram
paulistas e turistas que passaram pelo Mercadão durante ação promovida pela
Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), em
parceria com o Governo do Estado.
De
acordo com a titular da Setur, Socorro Araújo, a iniciativa teve o objetivo de
atrair turistas para a capital maranhense, atingindo diretamente o público
final. "A ação foi um sucesso.
Percebemos o encantamento das pessoas pela
nossa cultura e gastronomia. Com certeza conseguimos despertar em muita gente o
desejo de conhecer a nossa terra", contou.
A ação,
incentivada pelo prefeito Edivaldo, é pioneira no Mercadão. Foi a primeira vez
em que o espaço foi usado para a divulgação de um destino turístico. O lugar,
localizado no Centro de São Paulo, recebe diariamente turistas do mundo todo,
sendo um dos mais tradicionais pontos gourmet da cidade. São 12.600 metros de
área construída e o local movimenta cerca de 350 toneladas de alimentos por dia
em seus mais de 290 boxes.
A
paulistana Lídia Fernandes foi uma das que estava no Mercadão fazendo compras e
parou para ver cortejo e show do grupo maranhense Lamparina. "Foi uma
grata surpresa. Não conheço São Luís, mas depois de hoje com certeza estará nos
planos da família conhecer. Amei a cultura de vocês", disse.
O mesmo
aconteceu com a pernambucana Maria Aparecida Camdrainhe. Ela estava visitando o
prédio histórico e parou para se deliciar com a gastronomia maranhense.
"Vim aqui para conhecer o Mercadão e acabei conhecendo também um pouquinho
do que São Luís tem. Amei o arroz de cuxá e o Guaraná Jesus. Não deixarei de
comer e tomar quando for até lá", afirmou. Além de aprovar a culinária, a
turista aproveitou para tirar foto com o miolo do boi.
Já a
turista carioca Josinete Costa já conhece São Luís e a ação no Mercadão a
deixou com vontade de voltar. "Foi a primeira vez que eu estive aqui no
Mercadão de São Paulo e a gente não ia ficar aqui tanto tempo, mas por causa da
apresentação, acabamos ficando mais tempo. Foi um grande espetáculo",
avaliou. Ela e a família aproveitaram para tirar foto com as plaquinhas
"São Luís, tô chegando" e "Vem ser feliz em São Luís",
produzidas artesanalmente pela Setur.
Para
quem trabalha com turismo, como o agente de viagens Roberto Di Tullio, a ação é
um incentivo para o setor. Ele foi ao Mercadão despretensiosamente e acabou se
encantando. "Faça questão de parabenizar iniciativas como essa. Se todas
as prefeituras fizessem ações assim, o turismo daria um grande salto. São Luís
está dando show", parabenizou.
Feira de Turismo
Além da
ação do Mercadão, a Prefeitura também participou durante os três dias da 5ª
edição da World Travel Market Latin America (WTM), considerada a maior feira do
setor de viagens e turismo da América Latina. O Governo do Estado montou stand
no local e, no primeiro dia, lançou a nova marca do turismo: "Maranhão,
terra de encantos". Na ocasião, o Lamparina também se apresentou.
Nos
outros dias da feira montada no Expo Center Norte, no bairro Vila Guilherme, as
equipes do Governo, Prefeitura e o trade turístico do estado receberam
expositores, compradores e imprensa interessada em conhecer mais sobre as
potencialidades que o estado e a capital reservam aos seus visitantes.
Para o
secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino, tanto as ações da WTM
quanto do Mercadão de São Paulo contribuem fortemente para promover o estado e
a capital maranhense, atraindo mais turistas e movimentando a economia do setor
no Maranhão.
http://www.saoluis.ma.gov.br/subportal_noticia.asp?id_noticia=18518
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.