Raras vezes nas
manchetes, o Ministério do Turismo conseguiu ser notícia ao divulgar a
liberação de vistos para nacionais de quatro países e a possibilidade de
investimento estrangeiro nas companhias aéreas brasileiras, que passaria de 20%
para 100%. A alegria das notícias não durou muito, uma vez que a participação
do capital estrangeiro vai ser submetida ao Congresso na forma de projeto de
lei e a isenção de vistos foi transformada em visto eletrônico.
Criado em 2003, o
Ministério do Turismo já passou por 15 mandatos distintos, ocupados por 10
diferentes políticos, todos sem relação com a área. Atualmente, é o penúltimo
ministério na ordem de volume orçamentário. E ainda teve um corte de quase 70%
nas verbas para 2017. Algo inimaginável para um país que sediou, em intervalo
de 24 meses, os dois maiores eventos esportivos do mundo.
Pesquisadores de
turismo de todo o mundo se interessaram pelos reflexos destes eventos,
acreditando que os efeitos dos eventos alterariam a imagem da área junto aos
gestores públicos. Richard Butler, professor emérito de turismo e um dos poucos
pesquisadores laureados com o Ulysses Award, honraria outorgada pela
Organização Mundial do Turismo a pesquisadores com obras relevantes para a
área, é um deles, e por sua solicitação, foi incluído um capítulo sobre a
gestão pública do turismo no Brasil em seu mais recente livro – TOURISM AND
POLITICAL CHANGE, editado e publicado no Reino Unido pela GoodFellow Publishers
Ltd, em abril.
A pesquisadora e
professora da USP, Mariana Aldrigui, foi a autora do capítulo em questão, sob o
título “Turismo à Margem da Política”. Nele, ela explica o contexto da criação
do Ministério do Turismo, discutindo sua baixa expressividade política, e
comenta as ações de pouca efetividade em termos econômicos para um país sede de
grandes eventos e com tanta presença em mídia internacional. Por exemplo, mesmo
com todas as condições favoráveis, nenhuma das metas originais do MTur foram
atingidas. Mais recentemente, as projeções feitas para o ano 2020 foram divulgadas,
e são tão ambiciosas quanto inatingíveis.
Serviço: Livro: Tourism and Political Change – Richard Butler &
Wantanee Suntikul (orgs) – Goodfellow Publishers Ltd – UK – Lançamento em abril
de 2017
Capítulo 14 – Tourism on the Fringe of Politics – Dra. Mariana
Aldrigui – EACH/USP – aldrigui@usp.br
Postado por Prof. Msc. Paulo S. L. Santos (Paulo
Montanha) às 09:27
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.